top of page

Sem tempo a perder!

  • No Alvo
  • 27 de set. de 2021
  • 6 min de leitura

Olá querido(a) leitor(a), quanto tempo, espero que tenham sentido saudades, eu senti falta de estar aqui no blog nessas semanas, e como já diz o título da mensagem de hoje sem tempo a perder vamos ao texto de hoje.

Vamos começar falando do tempo, sou atraída por falar dele porque não sei se você já reparou nossa vida está baseada e programada de acordo com o tempo, por exemplo nossa remuneração é por horas trabalhadas, cursos são contados por semestres, gestação é contada por semanas, até uma receita que vamos fazer nos atentamos ao tempo de preparo porque afinal de contas não temos tempo a perder ...

Isso me faz pensar de que forma tenho usado esse artigo tão precioso chamado tempo? Para ilustrar melhor nossa relação com o tempo eu te pergunto 5 minutos é pouco ou muito tempo?

Para essa questão minha resposta é: Depende...

5 minutos sem respirar, preso em um elevador ou com o dedo preso na porta é muito tempo, 5 minutos em uma praia paradisíaca ou até mesmo diante de um banquete é muito pouco, então podemos concluir que nosso relacionamento com o tempo é relativo, porque o que faz o tempo ser valioso é o que desfrutamos dele, um curto período de dor pode parecer uma eternidade já anos desfrutando da companhia de quem amamos e de momentos agradáveis podem parecer que passaram voando.

Comecei falando do tempo porque o texto bíblico de hoje fala de um homem que passou 38 anos esperando por uma cura.

A história está em João 5: 2 ao 14.


...Dentro da cidade, perto do portão das Ovelhas, estava o tanque de Betesda, rodeado por cinco terraços ou alpendres cobertos. 3 Multidões de doentes e inválidos — cegos, coxos, paralíticos — esperavam pelo mover da água, 4 porque um anjo do Senhor vinha de vez em quando e agitava a água; e a primeira pessoa a descer no tanque depois disso ficava curada. 5 Um dos homens que se achavam ali estava paralítico havia 38 anos. 6 Quando Jesus viu esse homem e soube quanto tempo estava doente, perguntou a ele: “Você gostaria de ser curado?” 7 “Eu não posso, Senhor”, respondeu o paralítico, “porque não tenho ninguém para me ajudar a entrar no tanque depois do movimento da água. Quando tento chegar lá, sempre entra um outro antes de mim”. 8 Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande!” 9 Imediatamente o homem ficou curado! Ele pegou a sua maca e começou a caminhar! Porém era sábado quando esse milagre foi realizado. 10 Por isso, os líderes judeus acharam ruim e disseram ao homem que tinha sido curado: “Você não pode trabalhar no sábado! Pela Lei não é permitido carregar essa maca!” 11 Mas ele respondeu: “O homem que me curou disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ”. 12 “Quem foi que lhe mandou pegar a maca e andar?”, perguntaram eles. 13 O homem que havia sido curado não sabia quem era, e Jesus havia desaparecido entre a multidão. 14 Mais tarde Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Agora você está curado; não volte a pecar, senão poderá acontecer uma coisa pior a você "...


Um homem passou 38 anos esperando ser curado, e isso é muito tempo, se levarmos em consideração a estimativa de vida da época podemos dizer que ele passou a vida toda na expectativa do seu milagre. Ele passou uma vida na expectativa de que algo mudasse.

O texto diz no versículo 6 que Jesus viu aquele homem e soube a quanto tempo ele esperava.

Esse texto me trouxe algumas reflexões que quero compartilhar aqui :


1° O Senhor nos vê e sabe a quanto tempo esperamos por uma intervenção Dele, mesmo quando até para nós parece caso perdido, parece que já não dá mais tempo, Ele vê e se importa, o tempo Dele é diferente do nosso, Ele é Eterno não está preso às nossas "urgências".


2° Jesus faz uma pergunta inusitada, Jesus pergunta para um homem que estava doente há 38 anos se ele queria ser curado, não parece óbvio?! Quando o Senhor nos faz uma pergunta não é porque Ele não saiba a resposta Ele sabe de tudo, é que nesse momento aquele homem revela 02 coisas, a primeira é que ele se sentia um invisível, a indiferença das pessoas, a solidão da espera talvez doesse mais nele do que a paralisia física, a dor das suas emoções gritavam mais do que o desejo de sair daquele limitação física.

Jesus nesse encontro não cura apenas uma paralisia, Ele cura também a alma desse homem, Jesus o viu e se importou com sua situação, o Senhor se importa conosco, assim como Ele sabia o tempo de espera Ele também sabia de dores que ninguém estava vendo.

A segunda situação revelada através da resposta desse homem diante da pergunta que resolveria sua vida é algo tão comum a nós, ele havia se acostumado com a inércia ao ser questionado se queria sair dela ele passa a apresentar suas impossibilidades ... eu não posso porque não tenho ninguém que me coloque no tanque... note que Jesus não perguntou o porquê, Jesus perguntou se ele queria, o Senhor não nos questiona o porque não mudamos de vida mesmo sabendo que estamos vivendo de maneira muito menor e aquém do que Ele preparou para nós, Ele sabe que em nós mesmos não temos capacidade, precisamos e dependemos Dele, mas as vezes é mais fácil acomodar se na inércia e culpar o outro, as circunstâncias, as oportunidades do que simplesmente se render ao encontro com Ele e dizer: eu quero, eu quero me levantar, eu quero ser diferente, eu não quero mais seguir sozinho.


3° Ao se levantar e pegar a cama e andar, os líderes religiosos da época o questionam porque era sábado, e no sábado não podia-se fazer nada, Jesus não veio ser um rebelde que descumpria a Lei, pelo contrário, Jesus veio trazer o verdadeiro sentido da Lei, aqueles homens se preocupavam tanto com o rito da Lei que colocaram o amor e a misericórdia de lado, se incomodaram mais com um homem carregando uma cama (que era algo parecido com uma esteira), do que se alegraram em ver alguém que havia passado a vida paralisado e agora estava de pé.

Encontrar-se com Jesus pode incomodar pessoas que já tinham se acostumado a te ver doente, paralisado e só.


4° A resposta do ex-paralítico foi a melhor, ele disse: Quem me curou eu não sei o nome, mas Ele me mandou pegar a cama e andar.

Obedeça a voz correta, embora ele não soubesse direito quem era Jesus ele entendeu que a voz que o arrancou daquela situação era a mesma que ele devia obediência, eu fico pensando como podemos ser tão influenciados por vozes que não tem ou pelo menos não deveriam ter autoridade nenhuma sobre nós, obedeça a voz do Senhor, se Ele te mandou ficar em pé, fique, não importa o que vão dizer.


5° Mais tarde ao se encontrar com Jesus no templo, Jesus disse a ele:

- Agora que está curado, não peques mais para que não lhe aconteça algo ainda pior...

O que poderia ser pior do que passar uma vida na beira de um tanque como um invisível?

... A eternidade sem Jesus...

Pior do que 38 anos paralisado, é ter um encontro com Jesus e querer voltar a ser o que era antes ou estar diante Dele e preferir continuar cheio de desculpas aguardando que águas se movam, que amigos lhe ajudem ou até crendo que sozinho damos conta de tudo.

Jesus morreu na cruz do calvário e ressuscitou ao terceiro dia, nossa esperança é Viva, não é um tanque nem amigos muito menos nossas próprias habilidades que transformarão nossa vida, apenas um encontro com Ele que tem autoridade sobre todas as coisas pode fazer tudo novo de novo.

Sem tempo a perder é o tema, não desperdice nem mais um dia da sua vida caminhando pelas suas próprias forças, não perca a oportunidade de se render a Cristo.


... " na vida não há outra opção ou estamos mortos em nossos pecados ou vivos com o Senhor"... Charles Spourgeon


Estamos no mês de Setembro, o mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade não é frescura nem falta de Deus, com a mensagem de hoje eu quero que você saiba que se você está passando por esse vale e você se sente um invisível, parece que ninguém vê e nem percebem sua dor, o Senhor vê o Senhor se importa e Ele pode trazer alívio, socorro e refrigério, não desista!


Uma semana maravilhosa, sem tempo a perder com tudo aquilo que nos afasta da presença de Deus, de ouvidos atentos e dispostos a obedecer a voz que tem autoridade sobre nós.

Deus abençoe a sua semana 🙏.





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
E quando Deus diz não?!

Olá queridos leitores, sejam muito bem vindos a mais uma segunda feira aqui no blog, é muito bom ter vocês aqui. Hoje vou falar de algo...

 
 
 
Expectativas !

Olá querido leitor (a) a quanto tempo nós não nos falamos neh ?! Eu já estava com saudades de escrever aqui, hoje vamos matar essa...

 
 
 
Aguenta firme!

Olá queridos (a) leitores (a), sejam muito bem vindos mais uma vez ao blog. O assunto que vamos falar hoje é sobre tentação, quem nunca...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 by UMA PALAVRA DE VIDA PRA VOCÊ. Proudly created with Wix.com

bottom of page