Se Perdoe !
- No Alvo
- 16 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Olá querido leitor, que bom que você está aqui, estamos no começo de mais uma semana, até aqui o Senhor nos ajudou 🙌🏻.
O tema do texto de hoje é perdoe se , parece algo simples, mas não é, sem nem perceber , podemos ser cruéis e implacáveis conosco mesmo.
Quando falamos de perdoar o outro, embora não seja fácil, por incrível que pareça, muitas vezes somos mais misericordiosos, porque envolve uma obediência à um princípio divino, a medida em que perdoamos seremos perdoados, e por vezes nos esquecemos de nos incluir neste princípio .
Como base biblica quero trazer uma historia muito conhecida, para falar um pouco melhor do assunto.
Gênesis 50:15. Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.16. Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:17. Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.18. Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
Essa é uma das histórias bíblicas mais conhecidas e uma das que mais me inspiram, os irmãos de José tinham inveja dele, porque seu pai tinha uma predileção por ele, e tramaram para mata lo, desistiram de última hora (fazia parte do plano de Deus), o venderam , e deram ele como morto para seu pai, e o texto bíblico citado cima, é o final da história, José se torna governador do Egito, graças a ele , seus irmãos não pereceram nos tempos da fome. Mas agora seu pai tinha acabado de morrer e seus irmãos temiam que ele se vingasse deles.
Os irmãos de José nunca se perdoaram do que tinham feito, isso fica claro quando José (quando ainda não tinha se revelado como o irmão vendido deles), coloca a taça de prata nas coisas de Benjamim (Gênesis 44:2 ), a primeira coisa que pensam , é que é um castigo pelo que fizeram a José.
A falta do auto perdão traz remorso , amargura ,peso, culpa , inquietação , remorso não é o mesmo que arrependimento , porque o arrependimento traz contrição , lamento,
arrependimento traz mudança , quem se arrepende de verdade tenta reparar o erro cometido, enquanto o remorso só traz o peso da consciência mesmo.
Esses homens passaram aproximadamente 20 anos vendo o pai chorar a morte de um filho que eles sabiam que não tinha morrido, isso deve ter causado um grande remorso à eles , mas remorso não muda história. Preferiram ver o pai sofrer por luto do que assumirem o mal que tinham feito, e trazer uma ponta de esperança ao pai , dizendo que ele ainda estava vivo, ainda que como escravo em algum lugar , mas estava vivo.
Perdoar se, é um processo, primeiro é o reconhecimento, admitir o erro, e segundo vem a mudança , o desejo de amenizar ou reparar os estragos causados.
Os irmãos, receberam o perdão de José, mas eles mesmos não tinham se perdoado.
A falta do auto perdão , faz com que o peso da acusação oprima a ponto de mudar a identidade.
Eles eram irmãos do governador da maior potência daquela época , mas se apresentaram a José como seus servos.
A raiz da falta de perdão, tem poder de ferir nossa identidade e envenenar a alma, nos diminuindo ao tamanho do erro cometido.
Na sequência do texto diz que José chora por causa do receio deles, imagino o pensamento de José : poxa eles não entenderam ainda que já os perdoei ! Não viram que o mal que me fizeram Deus usou ao meu favor ?!
José não só reafirma seu perdão aos irmãos, como se compromete a cuidar para que nada falte as suas família.
Não perdoar se , é se acorrentar ao erro, e se diminuir ao tamanho apenas da falha.
Meu objetivo no texto de hoje é trazer conhecimento do céu para você, não precisa ser como os irmãos de José, não precisa passar a vida toda carregando esse fardo, Jesus tem liberdade pra você.
É verdade que tudo que fazemos tem consequências, mas lidar com as consequências já é o suficiente, não precisa carregar mais fardo algum.
Não perca seu tempo se auto condenando com o que passou, gaste suas energias reescrevendo sua história.
No texto de Lucas 19-1 ao 10, fala de um homem chamado Zaqueu, que ao encontrar com Jesus se arrependeu e automaticamente se propôs a ressarcir o dano que poderia ter causado. Essa é a diferença entre arrependimento e remorso .
Aquele que confessa e deixa alcança misericórdia ... Provérbios 28:13.
Não dê espaço ao remorso , no campo da imaginação ele projeta o que o outro vai fazer, baseado no que nós faríamos .
A culpa traz a mentira de que é impossível restaurar o que foi danificado.
Perdoe se, você não sabia das coisas que sabe hoje, seja livre para reescrever sua história.
Deus abençoe sua semana 🙏🙏.
Comments