Se demorar ?! Espera !
- No Alvo
- 24 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Olá seja muito bem vindo (a) querido (a) leitor (a) ao blog, essa semana vamos falar sobre o tempo, espera e fé.
Esse é um tema bem desafiador para mim, pois eu não gosto de esperar 😱! Mas quem gosta, não é mesmo ?
O maior desafio da espera é não estar no controle, é a incerteza de quando o que tanto se espera vai acontecer.
Esperar pode ser desafiador, porém também é didático, enquanto esperamos aprendemos sobre fé e confiança Naquele que se espera.
O que é um grande desafio para os nossos dias que tem sido de muita impaciência e correria, as vezes parece até um crime quando conversamos com alguém e a pessoa diz: nossa que correria neh? E respondemos: não eu estou de boa ! Como se a vida não fosse produtiva se você não estiver com pressa.
É tanta impaciência, seja no trabalho, na educação dos filhos, que não queremos respeitar nem os processos que tem seu tempo de duração natural, queremos que as crianças falem, andem e se devolvam o mais cedo possível, como se elas estivessem em uma corrida para crescer.
Sou da geração da internet discada 😱👵🏽e muitas vezes não tenho paciência de reiniciar o roteador, de provas no mimeógrafo que cheiravam álcool, mas ai da impressora se ameaçar demorar mais que poucos segundos a imprimir, esse texto não é sobre saudosismo, esse texto é sobre o quanto temos nos tornado impacientes, irritados, cansados e porque não até amargurados, em um tempo de tanta velocidade e opções de lazer, entretenimento e distrações.
Aceleramos o tempo de viver desejando retardar o tempo de morrer, não faz sentido.
As respostas e soluções tem que ser rápidas, quem nunca disse ou já ouviu, tempo é dinheiro ! Não, tempo não é dinheiro, porque tempo não se pode comprar nem reaver, não se reconquista o tempo, podemos recomeçar, mas não podemos voltar o tempo, o dinheiro, esse paga mensalidade de cursos, as contas da família, um bom plano de saúde, mas ele não pode comprar o tempo do aprendizado, os vínculos familiares, nem um dia a mais da nossa vida.
Nossa pressa no fazer, acontecer e conquistar tem se tornado um grande desafio para nossa fé.
Somos tentados diariamente a querer enquadrar Deus na nossa pressa, queremos que Deus aja segundo nosso Crhonos, o tempo que pode ser controlado, administrado, e contado, mas com Deus não funciona assim, a nossa fé e dependência Nele são reveladas no Kairós, no tempo oportuno de Deus.
A fé gerada na espera em Deus não é sobre quantos dias, meses, anos ou horas, mas sobre a convicção que Aquele que prometeu é Fiel, é Justo e cumprirá sua palavra no momento perfeito.
Deus não é limitado ao nosso cronômetro, porém nossa postura na espera indica como está nossa fé ...
Hebreus 11: 1. Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.
A definição de fé trata da espera, a convicção de que aquilo que se está esperando virá, mesmo que não se veja, nesse mesmo capítulo de Hebreus 11 fala dos heróis da fé, Abel, Enoque, Noé, Abraão e a lista segue, pessoas diferentes em tempos diferentes da história que esperaram por coisas diferentes e obtiveram suas promessas, porque suas expectativas estavam sobre a Palavra e não sobre o tempo.
Podemos correr o risco de atribuir ao tempo a solução, a resposta, cumprimento da promessa , e ele é apenas a ferramenta que Deus usa para nos provar, nos ensinar, nos alinhar, porque a resposta para tudo aquilo que esperamos não está no tempo, está na palavra de Quem prometeu.
Nossa fé é colocada em risco toda vez que nossa espera é baseada na nossa cronologia, se assim fazemos ela será diluída com cada ano que passa e a mudança não acontece, com o milagre que ainda não chegou, como se a cada dia ficasse “mais difícil “ para Deus cumprir o que Ele prometeu.
Andar por fé é continuar crendo, mesmo que pareça que não dá mais tempo, como aconteceu com Sara e Abraão, é executar aquilo que Ele mandou mesmo que a demora e a falta de evidências físicas faça com que todos desacreditem na promessa, como aconteceu com Noé.
É ver os desafios e as mortes acontecerem na caminhada do deserto e ainda sim, estarem com a mesma disposição do dia que receberam a promessa, mesmo que já tenha se passado 40 anos, como foi com Josué e Calebe.
É continuar fiel, mesmo quando não sobrar mais nada, como aconteceu com Jó. Não se esqueça que o seu Redentor vive !
É estar com azeite reserva na lamparina (Mateus 25:3) ainda que o Noivo demore, porque certamente em breve Ele virá.
O texto de hoje é uma reflexão não só sobre espera, mas sobre a fé independente dela, se faz sentido toda nossa pressa, como se soubéssemos acerca do tempo melhor do que Deus.
Que esse texto nos leve a pensar em quem temos esperado, e como temos esperado, quero te encorajar a ficar firme, creia, se está demorando, espere, mas não desista, ande com os olhos fixos na palavra do Dono do tempo, Ele é Eterno e sua fidelidade não depende de um cronômetro.
Deus abençoe sua semana, um tempo de viver a Palavra e não o tic tac do relógio.
Comments