Refrescando a memória !
- No Alvo
- 30 de nov. de 2020
- 5 min de leitura
Olá querido leitor, seja bem vindo mais uma vez ao blog, é uma honra ter você aqui essa semana.
Refrescando a memória, é o tema de hoje, quem nunca teve um lapso de memória que atire a primeira pedra rsrs, quem nunca esqueceu se trancou ou não a porta ou o portão ? Ou onde colocou o celular a carteira ou um documento muito importante e depois não se lembrava ( eu sou dessas, guardo pensando, não posso me esquecer onde coloquei isso, 2 dias depois entro em desespero pra lembrar onde guardei 🤦🏽♀️), a neurociência explica e tem até técnicas para treinar o nosso cérebro para se lembrar melhor das coisas, mas quando levamos os nossos lapsos de memórias para os nossos relacionamentos, os prejuízos são incalculáveis, podemos nos tornar amargos, ingratos e desesperançosos, infelizmente até com Deus, mas antes da ciência fazer qualquer estudo sobre isso, Deus já revelava a importância da memória através das Sagradas Escrituras:
Lamentações de Jeremias 3:21.
... “Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança:22. A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim ...”
Como é bom confiar no caráter e nos atributos de Deus, as vezes nossas memórias estão apenas ligadas no Seu poder ( e Ele tem Todo o Poder ), mas se lembrar e confiar em quem Ele é, e não apenas no que Ele tem poder para fazer, traz paz e esperança, sendo assim a circunstância não tem poder de trazer desespero, ao nos lembrarmos que Ele continua sendo Bom, Justo, Santo, Fiel, Misericordioso .
Jeremias ativou sua memória de quem Deus é, para que suas esperanças fossem renovadas, como é bom lembrar que o amor de Deus por nós não tem fim, e que as suas misericórdias se renovam a cada manhã .
Jeremias estava passando por um momento terrível, de grande desolação, mas ele diz que ousava lembrar do que podia lhe dar esperança .
As boas lembranças, precisam ser visitadas.
É necessário criar memoriais, em forma de gratidão a Deus, memorial é um lugar de visita, de lembrança, é onde as memórias são passadas de geração em geração, não é saudosismo, é simplesmente lembrar que as pedras do caminho não representam um obstáculo, dor ou sofrimento, as pedras servem para nos lembrar onde Deus já te fez atravessar.
Vemos ao decorrer da Bíblia varias citações de memoriais, mas quero compartilhar a que está em :
Josué 4 :5 a 7
5. e lhes disse: ‘Vão até o meio do Jordão, à frente da arca do Senhor, seu Deus. Cada um de vocês pegue uma pedra e carregue-a sobre o ombro; serão doze pedras no total, uma para cada tribo de Israel. 6. Elas serão um monumento entre vocês. No futuro, seus filhos perguntarão: ‘O que significam estas pedras?’, 7. e vocês dirão: ‘Elas servem para nos lembrar que o rio Jordão parou de correr quando a arca da aliança do Senhor passou por ele’. Essas pedras serão uma recordação no meio dos israelitas para sempre”.
Deus deu a orientação para colocarem as pedras como memorial de onde passaram.
Que coisa linda, Deus não só se relaciona conosco, mas proporciona experiências para que nosso relacionamento com Ele seja fortalecido, e que as próximas gerações saibam o que vivemos com Ele.
Isso me faz pensar se tenho criado memoriais, se tenho deixado marcas para a próxima geração do que Deus tem feito, os rios que Ele tem me feito atravessar, eu tenho levantado memoriais em gratidão a Deus? eu tenho rendido a Ele a Glória do que tenho vivido?
Embora os memoriais eram muito mais comuns no A.T para passar as próximas gerações como Deus os guardava e cuidava deles, no N.T. vemos Jesus falando sobre uma atitude que seria contada como memorial, a mulher que realizou este feito é citada no texto de :
Mateus 26:13. Com toda a certeza vos afirmo: Em todos os lugares do mundo, onde este evangelho for pregado, igualmente será contado o que essa mulher realizou, como um memorial a ela”.
Essa mulher pegou um vaso com um óleo muito caro e ungiu Jesus, ela estava preparando o corpo de Jesus que se entregaria ao sacrifício, O preparou para o sepultamento, mas embora tivesse toda essa importância sua atitude, ela apenas queria derramar o seu melhor em gratidão a Ele, em Lucas 7 :47, ao narrar esta história ele diz com mais detalhes, relata Jesus dizendo :
“... quem muito é perdoado muito ama ...”,
aquela mulher é lembrada até hoje e no mundo inteiro como disse Jesus, porque sua gratidão pelo que Jesus fez por ela foi muito maior do que qualquer oposição ou desconforto que ela pudesse estar vivendo naquele momento, ela só queria entregar algo diante do Senhor que revelasse a Ele o quanto ela era grata e o quanto O amava.
Como comecei o texto falando de trazer à memória o que nos traz esperança, se lembrar de tudo, que o Senhor já fez por nós, fortalece, renova nossas forças, ativa nossa fé para descansar em Quem Ele é, mas ao ler esse texto de Mateus 26:13 nos leva à uma reflexão e responsabilidade um pouco maior, me fez pensar sobre qual memorial o Senhor tem de mim ?
O que Deus fez é revelado sem que se diga uma palavra sequer ( Salmos 19 :1 ao 3), a criação declara Sua grandeza e o Seu poder, mas ao me deparar com a Sua grandeza e me recordar tudo o que Ele fez por mim tem me levado a desejar me derramar aos pés Dele em gratidão ?
As próximas gerações saberão apenas o que Deus fez por mim e o que eu tenho feito em gratidão a Ele ?
Aquela mulher pegou toda sua segurança (sua reserva financeira estava naquele vaso), e colocou aos pés de Jesus, (não estou dizendo que você deve dar todo seu dinheiro a Deus, até porque Ele é dono de tudo e não precisa do nosso dinheiro), mas a atitude daquela mulher, revelou onde estava seu coração, sua segurança, vejo esse ato como uma declaração dela : minha segurança está em Ti, nada mais me importa do que o Senhor, essa é a revelação de um coração grato, porque ela sabia que o que recebeu Dele era seu bem mais precioso.
Esse texto falando sobre refrescar a memória, foi escrito hoje com a intenção de te lembrar algumas coisas :
Ele é Bom, Justo, Santo, Fiel, suas misericórdias e o seu amor não tem fim. Isso é imutável, seja qual for momento que estiver passando, lembre se disso, Ele não nos ama mais ou menos de acordo com o nosso momento, Ele já nos amou com Seu Tudo .
Relembrar por onde passamos, traz esperança, Aquele que não nos deixou nas lutas anteriores, não nos deixará agora.
As pedras memoriais, devem produzir em nós gratidão, mas, mais do que boas histórias do amor e da fidelidade de Deus, as próximas gerações precisam ser alcançadas pelo nosso derramar aos pés do nosso Senhor, a presença Dele vale mais do qualquer perfume derramado. Nada do que pudermos entregar a Ele terá mais valor do que o que Ele já entregou por nós e quão grande é o privilégio de estar aos Seus pés .
Talvez esse ano tenha trazido muitas marcas, pode ter sido um ano que você perdeu alguém que muito amava, pode ter perdido emprego ou bens, mas eu quero te lembrar que Ele te sustentou até aqui, você achou que não suportaria, mas está de pé, não se esqueça aos pés Dele tem consolo, abrigo, segurança, resposta e forças para recomeçar .
Uma semana maravilhosa, cheia de boas lembranças, e principalmente da lembrança que você tem um Pai que te ama, que cuida de você, que se importa e que sabe que você tem um óleo diferente para colocar aos pés Dele.
Deus abençoe sua semana 🤗😘.
Comments