top of page

Recomeços

  • No Alvo
  • 28 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Olá querido leitor, bem vindo mais uma semana no blog. As mensagens do blog esse mês foram intencionais com a temática: Não desista ! E hoje como a última segunda do mês de setembro eu quero trazer uma mensagem não apenas de não desista, mas para que você recomece.


Recomeços não são fáceis, mas são totalmente possíveis, todos nós já passamos por vários recomeços, seja um emprego novo, um endereço novo, um curso, uma igreja, um relacionamento ou até mesmo após um luto, tivemos que reaprender a viver sem aquela pessoa.


Base bíblica de hoje:

Gêneses 26:15, 18 e 32.

... E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra...(18)E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.... (32) E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água...


Esse texto fala de Isaque filho de Abraão, Deus fez uma promessa a seu pai abençoar sua descendência. Porém houve uma grande fome na terra, dessa vez maior do que nos tempos de seu pai Abraão. Isaque foi até Gerar cidade onde Abimeleque era rei dos filisteus. E nesse percurso, Deus apareceu a Isaque e disse - lhe, fique nessa terra não desça ao Egito, seja peregrino nela e Eu te farei prosperar.

Isaque tinha uma promessa de ser próspero, mas o mundo estava passando por uma grande crise. A fome estava por toda a terra. Isaque entende que precisa fazer algo, e talvez a primeira coisa que lhe vem à cabeça é ir ao Egito buscar recursos, Deus vem e lhe traz uma orientação, fique aqui em Gerar e Eu cuido de você.


A Bíblia diz que Isaque obedeceu.

Gênesis 26:12. Isaque semeou naquela terra; e, naquele ano, colheu o cêntuplo, porque o SENHOR o abençoou.


Escolhi esse texto pra falar de recomeços, porque vemos no versículo 12 que Deus abençoou e prosperou Isaque, mas também vemos nos versículos seguintes

que todos os poços que Isaque desentulhava (seu pai Abraão já tinha feito o poço ), mas os filisteus haviam entulhado e coberto com terra, quando conseguiam a água, os filisteus apareciam no cenário e diziam este poço é nosso, e eles tinham que recomeçar.

Até que cavaram um novo poço, encontraram água e ninguém discutiu por ela, e ali se estabeleceram.

Isaque recomeçou, teve que fazer de novo um trabalhou que seu pai já havia feito, imagine o que é cavar no deserto (a terra deve ser extremamente dura), e depois de horas ou dias cavando, alguém aparece e diz é meu, depois que você teve todo o trabalho. E agora o que resta é ter forças para recomeçar , não foi apenas uma vez que isso aconteceu foram vários poços.


Isaque prosperou porque obedeceu, e a obediência de Isaque exigiu dele vários recomeços , obedecer às vezes vai requerer ter que abrir mão de algo que é seu por direito (foi o pai dele que cavou, então era dele, mas ele ainda teve desentulhar e depois de desentulhado teve que abrir mão).

Recomeçar é dolorido, porque vem acompanhado de saudosismo, (porque quando eu fui ... quando meu pai fez ... quando eu comecei ...), dói porque vem acompanhado de reaprendizagem , dói porque parece que estamos perdendo tempo, ficamos analisando onde estaríamos se não tivéssemos que recomeçar ...

Olhar o recomeço nessa ótica pode ser uma grande armadilha, cuidado !

Isaque recomeçou várias vezes, até Deus entregar a ele um lugar que ele chamou de Reobote “Lugar Espaçoso “, não recomeçar nos impede de obter lugares espaçosos, o texto segue , e diz que Abimeleque ao ver o quanto Deus era com Isaque lhe chamou para fazerem um acordo de paz, e o texto também diz que naquele mesmo dia mais um poço foi encontrado e dessa vez Isaque colocou o nome de “ Seba ” Juramento .


Há um poço nos esperando quando recomeçamos, mas há também, poços que nem estávamos esperando encontrar que estão nos aguardando, quando nós resolvemos as diferenças com o nosso passado. Quando encontramos paz em seguir, sem o peso da mágoa de quem entulhou nossos poços, de quem “atrasou nosso lado”. Perdoe, faça acordos de paz...


Coragem e Força, são ingredientes importantes para recomeçar, mas principalmente a obediência.

Isaque não foi onde parecia melhor ou mais fácil, ficou cavando, cavando e cavando, até que encontrasse um lugar espaçoso.

Não existe lugar espaçoso nas terras da desobediência...

Recomece quantas vezes for preciso, se Deus está te direcionando a ficar, fique , se Ele mandar ir, vá , Ele sabe onde está o poço que você está procurando.

Uma ilustração que achei pertinente para esse texto, que fala sobre seguir em frente, é o filme procurando Dori (animação infantil, acredito que todos já viram), Dori tem perda de memória, ela não se lembra o caminho de volta, mas ela não se esqueceu de uma coisa : continue a nadar, continue a nadar... Ela não sabe exatamente a próxima direção, mas ela sabe que tem que continuar ...

Minha oração essa semana é que você continue a nadar ... nós podemos até não saber o caminho, mas Aquele que colocou em nós o fôlego de vida sabe exatamente onde Ele vai nos levar ... os lugares espaçosos estão logo ali depois do recomeço.

Coragem , Força e Obediência , tem fonte de águas vivas prestes a jorrar no meio do seu deserto.


Deus abençoe sua semana 🙌🏻🙏.





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
E quando Deus diz não?!

Olá queridos leitores, sejam muito bem vindos a mais uma segunda feira aqui no blog, é muito bom ter vocês aqui. Hoje vou falar de algo...

 
 
 
Expectativas !

Olá querido leitor (a) a quanto tempo nós não nos falamos neh ?! Eu já estava com saudades de escrever aqui, hoje vamos matar essa...

 
 
 
Aguenta firme!

Olá queridos (a) leitores (a), sejam muito bem vindos mais uma vez ao blog. O assunto que vamos falar hoje é sobre tentação, quem nunca...

 
 
 

2 Comments


No Alvo
Sep 28, 2020

Glória a Deus 🙌🏻🙏

Like

kelcorrea
Sep 28, 2020

Este texto veio com resposta de Deus para mim, após um domingo de reflexão sobre minha vida sentimental, espiritual e física (atividade/treinos).


Me identifiquei com o trecho:


".....ficamos analisando onde estaríamos se não tivéssemos que recomeçar ..."

MUITO EU NESTE MOMENTO 😬

.

Fui seguindo e me deparei com outro trecho:

"....Quando encontramos paz em seguir, sem o peso da mágoa de quem entulhou nossos poços, de quem “atrasou nosso lado”. Perdoe, faça acordos de paz..."

.

Então ao meu coração veio que preciso me perdoar, eu mesma entulho meus poços em todas as áreas. Agora é buscar uma maneira de fazer isso, que já entendi que preciso fazer.

Like
Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 by UMA PALAVRA DE VIDA PRA VOCÊ. Proudly created with Wix.com

bottom of page