top of page

Que terra você é ?

  • No Alvo
  • 19 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Bom dia querido(a) leitor(a), sejam muito bem vindos mais uma vez ao blog.

Mais uma semana se inicia, com ela uma série de expectativas e desafios.

E para falar de solo não poderia citar outro texto a não ser Mt 12: 3 -8, acho que todos conhecem a parábola do semeador, algumas sementes caíram no caminho, outras em meio às pedras, outras entre espinhos e outra parte em boa terra e essa produziu generosa colheita.

Essa parábola está falando da palavra de Deus que é a semente e o solo é o coração do homem.

E a explicação dela está Mt 13:18 ao 23 ...


...Portanto, atentai para o que significa a parábola do semeador: 19. Quando uma pessoa escuta a mensagem do Reino, mas não a compreende, vem o Maligno e arranca o que foi semeado em seu coração. Estas são as sementes que foram semeadas à beira do caminho. 20. O que foi semeado em terreno rochoso, esse é o que ouve a Palavra e logo a aceita com alegria. 21. Contudo, visto que não tem raiz em si mesmo, resiste por pouco tempo. E, quando por causa da Palavra chegam os problemas e as perseguições, logo perde o ânimo. 22. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações desta vida e a sedução das riquezas sufocam a mensagem, tornando-a infrutífera. 23. Mas, enfim, o que foi semeado em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a entende; este frutifica e produz grande colheita: alguns, cem; outros, sessenta; e ainda outros trinta vezes mais do que foi semeado”. -

Acredito que essa seja uma das parábolas mais conhecidas, mas eu quero compartilhar com vocês alguns pontos que me chamaram a atenção:

1º) ... mas não compreende, vem o maligno e arranca o que foi semeado...

o primeiro desafio citado é a falta de compreensão e entendimento, escuta mas não entende, logo o que foi plantado é arrancado.

Podemos refletir sobre isso entendendo que a Palavra de Deus é completa, seu principal objetivo é trazer o homem perdido ao arrependimento e a reconciliar se com O Senhor.

Porém assim como o Senhor é a fonte inesgotável, e Dele por Ele e para Ele são todas as coisas, assim também, Sua palavra tem resposta e direcionamento para tudo. Ler essa parábola me fez pensar sobre a importância de compreender o que o Senhor está falando, e o que não compreender pode nos custar...

O que o inimigo pode estar nos roubando pelo caminho porque nos tem faltado entendimento?!

O entendimento de que frutificar não é pra si e sim para o outro, queremos colher frutos que não plantamos, porque muitas vezes não nos dispomos a frutificar, querendo que o Semeador faça a parte do solo, querendo que o Senhor entre e mude tudo, transforme as pessoas que convivemos as situações adversas que vivemos de maneira miraculosa (e Ele tem poder pra isso, porque Ele pode todas as coisas), mas talvez nada esteja sendo transformado em sua vida, e o inimigo está prestes a arrancar a semente porque nos falta entendimento que Cristo vai disfarçado de nós no meio dessas pessoas, que Ele usa as situações adversas para nos moldar, para forjar nosso caráter, e por não entender isso, podemos ficar vulneráveis a ponto de permitir que a semente seja arrancada de nós.


2º) o segundo tipo de solo é o rochoso, quando começa a brotar, mas não tem força suficiente porque suas raizes não são profundas e logo morrem.

Como está o terreno do nosso coração? Quantas pessoas hoje estão distantes do Senhor porque um dia começou até dar frutos, mas por algum motivo pararam de olhar para Cristo, e olharam para as pessoas e se decepcionaram, precisamos nos preocupar mais com o que nos mantém em pé (raizes), do que com o que está aparecendo, o que os outros veem em nós será passageiro, infrutífero e cansativo se nossa prioridade não estiver em cuidar das raizes.


3º) o terceiro tipo de solo é o de espinhos, começa a brotar , a entender, a criar raizes, mas é sufocado porque está com o coração no lugar errado, as preocupações e as seduções desse tempo sufocam a ponto de se tornarem infrutífero.

O que tem nos sufocado?! Será que angustia de não saber do amanhã? Nossa terrível insistência em querer estar no controle de tudo.

O medo de não impressionar, de não ser bem sucedido, do que vão falar ao seu respeito?!

As distrações, e os prazeres imediatos, e quando nos damos conta, estamos mais preocupados e empolgados em ser reconhecidos por pessoas do que pelo Senhor, mais empenhados em competir com o próprio cônjuge de quanto ganha, que cargo ocupa, quem paga o que dentro da casa, esquecendo que aliança que fizeram os tornavam um só, a alegria de um é para ser automaticamente a alegria do outro, corremos o risco de estar investindo e nos comprometendo mais em querer ver nossos filhos ir para Harvard do que pro céu, e não tem problema nenhum em ser conhecido, ter uma carreira bem sucedida ou ir para Harvard, o problema é o espaço que isso tem ocupado em nosso coração.


Ele é a fonte inesgotável de conhecimento, Nele estão todas as respostas.

Ele é a fonte que nutre e sustenta nossas raizes.

Ele é o alvo, que nos descomprime em tempos tão sufocantes.


A minha intenção com essa mensagem é te lembrar que o Semeador não para de lançar porque solos anteriores foram infrutíferos, e que Deus nos fez com todos atributos necessários para sermos a boa terra e produzir a generosa colheita, com conhecimento, raiz e o coração Nele, que é o autor e consumador da nossa fé, e a fonte inesgotável de tudo que precisamos.


Uma semana maravilhosa, de entendimento das coisas do céu, de raizes no relacionamento com Ele, de pés na terra e coração nas coisas da eternidade.

Deus abençoe sua semana !

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Alegria e paz, São possíveis ?

Em tempos tão conturbados, parece uma utopia falar de paz, com tantas responsabilidades, demandas, obrigações, cobranças, cansaço, exaustão, a alegria parece ser um artigo de luxo, um item supérfluo.

 
 
 
E quando Deus diz não?!

Olá queridos leitores, sejam muito bem vindos a mais uma segunda feira aqui no blog, é muito bom ter vocês aqui. Hoje vou falar de algo...

 
 
 
Expectativas !

Olá querido leitor (a) a quanto tempo nós não nos falamos neh ?! Eu já estava com saudades de escrever aqui, hoje vamos matar essa...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 by UMA PALAVRA DE VIDA PRA VOCÊ. Proudly created with Wix.com

bottom of page