Legitimidade
- No Alvo
- 19 de out. de 2020
- 5 min de leitura
Olá querido leitor, bem vindo mais uma vez ao blog, meu desejo é que o texto de hoje traga direcionamento, esclarecimento e edificação a todos nós. Boa leitura 🤗.
Hoje o texto é sobre legitimidade, a definição segundo o dicionário de língua portuguesa para a palavra legítimo, é algo que tem qualidades requeridas pela lei ou seja está dentro da legalidade, válido perante a lei, não é adulterado, simulado ou fraudado é algo genuíno.
E para falar sobre esse tema eu quero trazer o texto bíblico que está em
Gênesis 17:18.
Então Abraão sugeriu a Deus: “Concede, pois, ó SENHOR, que Ismael seja abençoado e se torne meu herdeiro”.19. Ao que Deus lhe contestou: “O que Eu disse foi que Sara, tua esposa, lhe dará um filho. E tu lhe darás o nome de Isaque. Eu manterei a minha Aliança com ele e com todos os seus descendentes, para sempre!20. Entretanto, também compreendi o teu pedido a respeito de Ismael; e Eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e uma multidão de descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e Eu farei que os descendentes dele sejam uma grande nação.21. Todavia, a minha Aliança Eu manterei com Isaque, teu filho, que Sara dará à luz nesta mesma época, no ano que vem!”
Deus fez uma promessa a Abraão, lhe dar um filho e fazer dele pai de nações, porém tinha um pequeno probleminha a ser resolvido na cabeça de Abraão, sua esposa Sara era estéril e idosa, e ele tbm era idoso.
Um belo dia na tentativa de encurtar o caminho ou dar uma ajudinha pra Deus, Sara pede que Abraão tenha um filho com sua escrava egípcia chamada Hagar.
E nasce Ismael, nesse diálogo de Abraão com Deus no texto citado a cima, ele pede que Deus torne legítimo o filho que ele teve fora do seu casamento com Sara.
Deus entende seu pedido, e abençoa Ismael, diz a Abraão, ele será próspero e terá muitos descendentes.
Porém a Aliança que Deus fez com Abraão foi com a promessa, Isaque , não com a desobediência , diante da responsabilidade de pai, Ismael era filho legítimo de Abraão, mas diante da Aliança não, Deus não pediu que Sara e Abraão buscassem alternativas.
É um grande desafio para nossa natureza não fazer o que Deus não mandou fazer...
Abraão talvez pensou que pudesse transformar o que não era promessa em promessa , sabe aquele jeitinho de querer tornar lícito o que é ilícito ?
Parcerias e acordos que não respeitam princípios .... .
Aquelas escolhas que sabemos que foi por nossa conta, as decisões precipitadas que tomamos quando a promessa está demorando demais, e depois queremos colocar na conta de Deus, queremos que Ele conserte o que nós começamos errado ! Então ... .
A verdade que as vezes podemos querer dar uma maquiada nas coisas como Abraão , porém Deus não faz alianças com coisas adulteradas e fraudadas, Deus só faz aliança com aquilo que é puro e genuíno.
Existe um detalhe na história de Abraão que talvez nos ajude entender melhor esse contexto, em Gênesis 12:10 , conta que Abraão desceu ao Egito pedir socorro quando a terra estava em fome, (Deus não mandou ele ir pra lá), chegando lá , pediu que Sara contasse uma “mentirinha” ou uma meia verdade (que não deixa de ser mentira!) que ela era sua irmã e não sua esposa, com isso a corte de Faraó e o próprio Faraó cresceu o olho em Sara, (na época se chamava Sarai) por conta dessa “mentirinha”, Deus castigou Faraó e sua família, Faraó ao descobrir a “ meia verdade” de Abraão o pediu que fosse embora, deu tudo que lhe era necessário, e Abraão (na época se chamava Abrão), foi embora levando bois, ovelhas , jumentos, camelos , escravos e Escravas.
Essa informação nos indica ou nos aponta em que momento Hagar apareceu na vida de Abraão.
O que quero dizer com essa história, é que, não é porque parece que deu tudo certo, que realmente está, Abraão fez o que não era pra fazer, saiu por fé rumo à promessa de Deus, mas por uma necessidade no meio do caminho, resolveu dar seu jeitinho, e parece que deu tudo certo, saiu do Egito cheio de presentes, mas junto com os presentes veio uma escrava, e em um determinado dia Sara talvez tenha se lembrado que eles já tinham dado um “jeitinho” uma vez , e tinha dado tudo certo, então resolveu dar o seu “jeitinho” de novo.
Esse “jeitinho” de Sara trouxe um problemão para sua casa, e para gerações posteriores. Um resultado imediato forçado a nossa maneira, jamais poderá se legitimizar como promessa.
Não é porque deu resultado que está certo... não troque aliança por resultados...
Abraão o pai da fé, ouvia a voz de Deus, Lhe era obediente, a ponto de levar o fruto da promessa, Isaque (seu filho amado) para oferecer a Deus, este homem tão íntegro e cheio de fé, teve momentos que ouviu mais seus impulsos e instintos do que a voz de Deus.
Deus é misericordioso e nos ajuda a lidar com as consequências das nossas escolhas erradas, embora Ele não compactue com elas.
O texto de hoje é uma reflexão sobre o que é legítimo, será que vale a pena resultados adulterados ?
Fingir que um erro não existe, não nos torna imune a lidar com as consequências dele.
Deus não está preocupado com os nossos resultados ou nossa performance, para nos legitimizar como seus filhos, Ele só precisa que honremos a aliança que fizemos com Ele.
A aliança de Abraão foi feita com sacrifício de cabra , novilho, Cordeiro e pombo, e Deus jamais quebrou essa aliança.
Conosco o sacrifício foi muito mais intenso , foi com o Sangue preciso de Jesus, para que nós nos tornássemos filhos, nos tornando assim legítimos participantes de uma aliança, que dessa vez não trouxe a circuncisão do corpo, como marca dela , mas a circuncisão do nosso coração.
Que possamos viver como legítimos e não como fraudes, não tentando dar o nosso jeitinho, as promessas da aliança não compactuam com os resultados da nossa desobediência.
O que é certo não deixa de ser certo mesmo que ninguém esteja fazendo, e o errado não se torna certo porque todos estão fazendo.
Que Deus abençoe sua semana, na certeza que você é legítimo, foi por você o sacrifício de sangue Dele, não se comporte como fraude, não troque aliança por resultado .
Melhor é obedecer do que sacrificar... espere no Senhor o que Ele tem para nós é muito mais excelente do qualquer resultado que nós possamos forjar.
A aliança garante a promessa e a promessa é de eternidade, não troque resultados temporais pelo que é eterno.
Deus abençoe, descanse e espere o caminho, a resposta que vem de Deus traz paz e não acrescenta em dores (Prov 10:22). Deus tem coisas melhores pra nós 🙏🙌🏻. Seja legítimo !
Comentários