Dominados
- No Alvo
- 15 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Olá querido (a) leitor (a), seja muito bem vindo (a) ao blog.
Dominados é o tema de hoje, e dominados pelo quê, ou por quem é o que vamos falar a seguir.
Você é ou conhece alguém nervosinho, pavio curto, explosivo, sabemos que essas são características de temperamento, mas quem nunca neh?! Na hora da raiva falou coisas que não deveria, ou até falou o que é certo, mas não na hora nem na proporção correta?!
A verdade é que tudo que falamos, fazemos, planejamos, antes de ser tornar uma palavra, uma ação ou um objetivo, um dia foi apenas um pensamento (vamos combinar que não existe essa de falei sem pensar! Pode se ter falado sem pensar nas consequências, mas não sem o intelecto de formar aquela frase, seja ela pra se defender ou para acusar).
Quantos problemas poderíamos evitar ou resolver se de fato controlássemos plenamente nossos pensamentos e por consequência nossa língua.
A nossa mente tem um poder fantástico, tanto para resolver conflitos e dificuldades quanto para cria los 🤦🏽♀️.
No livro de: Provérbios 23: 7. Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele...
Nossos pensamentos antecedem nossas ações, logo então, se somos dominados pelo calor do momento e as nossas ações não condiz exatamente com o que no fundo gostaríamos de fazer, significa que nossos pensamentos também fugiram de controle.
Comecei o texto falando de uma característica de temperamento, dos estouradinhos, se você se identificou esse texto é pra você, e se não, esse texto também é pra você.
Porque o que quero tratar aqui não é sobre temperamento em si, mas sobre o que o externo tem gerado internamente.
O fato da raiva, impaciência e até da revolta, não ser algo visível não quer dizer que eles não existam, e podem estar dominando sua maneira de pensar e consequentemente de agir.
Esse é o desafio de toda a humanidade, o auto controle, ou como vamos ver na Bíblia o domínio próprio, muitos filósofos criaram diversas teorias e linhas filosóficas para lidar com as questões mais profundas do pensamento e do comportamento humano, e todos foram incapazes de entregar a fórmula perfeita para todas essas questões, porque a resposta perfeita só podemos encontrar Naquele que é perfeito, em :
Gálatas 5: 22. Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
O que tem nos dominado revela a quem temos entregado o controle, em qual fonte temos nos abastecido é revelado de acordo com os frutos que geramos.
Talvez essa descrição de fruto pareça um modelo inalcançável para nós, e de fato é, se depender das nossas próprias forças é impossível mesmo, por esse motivo enquanto agimos por conta própria baseados em nosso senso de justiça, somos rancorosos, irritados, impacientes, incrédulos, muitas vezes sendo cruéis e amargos inclusive.
Por mais que sejamos do “bem”, não somos bons, somos dominados por uma natureza caída, pecaminosa, cheia de si, onde nosso temperamento sobressaí ao caráter (Não queria fazer, quando vi já foi, vc já ouviu isso?) Nossa mente insiste em produzir pensamentos que azedam o coração! (Revolta, insegurança, incredulidade, rancor). E assim se é dominado por impulsos, medo, raiva, amargura e tantas outras coisas que distorcem completamente o plano que Deus tem para nós.
A resposta para todas essas questões do homem não está em Platão, Sócrates ou quaisquer outros filósofos, está em :
Romanos 12: 2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Não há fórmula, nem ferramenta poderosa o suficiente capaz de trazer o homem ao seu designer original, o padrão do Éden só é possível quando se nasce de novo.
Quando se deixa ser dominado pelo Espírito da verdade, somente Ele pode trazer paz, mansidão, alegria, paciência, fé e equilíbrio, as literaturas de auto ajuda podem ser muito úteis como ferramentas e técnicas de auto conhecimento, mas só o socorro do alto para trazer ao seu entendimento quem você é em Deus, de maneira que você tenha paz independente das circunstâncias externas, fazendo com que a alegria e a mansidão não dependa do que o outro fizer, mas do que Ele já gerou em nós.
Uma semana maravilhosa, seja livre de você mesmo, seja liberto de pensamentos que tem te mantido cativo a dores, medos e traumas do passado, livre para lançar sobre Ele toda a ansiedade, porque Ele é quem tem cuidado de nós, dominados pela renovação da mente em Cristo Jesus, na certeza que sua vontade sempre será boa, agradável e perfeita.
Deus abençoe .
Que palavra abençoada minha querida , estou muito feliz e agradecida a Deus por ter colocado você em minha vida como irmã em Cristo e amiga e o quanto Ele tem te usado. Continue assim, creio que muitas vidas serão alcançadas através da sua vida.
Palavra abençoada, temos se mora que orar e vigiar em nossas palavras e atitudes .