Discernindo os tempos .
- No Alvo
- 3 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Olá querido leitor seja muito bem vindo (a) ao blog . A reflexão de hoje traz o tema Discernindo os tempos , você já parou para pensar a importância de se adequar a cada fase ou circunstancia da sua vida ?
Quando não entendemos que estações mudam, rapidamente nos tornamos murmuradores e de murmurador para ingratos é um caminho muito curto, olha o quanto discernir o momento é importante.
Há tempo para tudo, (Eclesiastes 3 )!Tem tempo de avançar , mas também tem tempo de retroceder, como base bíblica do texto de hoje quero falar de
Êxodo 14:2 e 15.
Deus mandou o povo retroceder e acampar de frente ao mar.
O mar era o limite para o povo, mas não para Deus.
Retroceder e acampar onde não tem saída, para quem está em fuga não parece estratégico.
Deus vê o panorama completo, Ele sabe como nos conduzir, ainda que pareça totalmente ilógico.
No versículo 15, Faraó com seus carros de guerra estão se aproximando do povo, imediatamente como bom seres humanos que somos, a primeira atitude a fazer foi murmurar ... reclamar, questionar, é tão pequeno e obscuro esse comportamento, pq ele revela nossa ingratidão, depois de estarem a 430 anos sobre opressão e servidão, os capítulos anteriores a esse texto diz que os egípcios haviam tornado a vida do povo hebreu amarga, e Deus intervém , ouve o clamor do Seu povo, e no primeiro desafio eles declaram que deveriam voltar para o Egito.
Quanta ingratidão, a ingratidão nos torna parecidos com Lúcifer, que era um anjo de luz , cheio de poderes, mas um dia quis ser igual a Deus, queria o lugar de Deus, ele foi ingrato, quando achamos que do nosso jeito é melhor, que nós sabemos fazer melhor, no nosso tempo é melhor, estamos repetindo o comportamento de Lúcifer , ingratos querendo ser deus de nós mesmos.
Moisés como líder e intercessor daquele povo, foi orar a Deus, ele tinha convicção que Deus faria algo, e enquanto clamava, Deus disse à ele, pq clamas a Mim, diga ao povo que marche, avance.
Após essa instrução Moisés pede ao povo que se acalme e se cale. Que profundo isso, ficai calados !!! Foi o que ele disse ao povo. Quando abrimos a nossa boca quando estamos nervosos ou diante de possíveis ameaças, incrédulos do que Deus vai fazer, passamos a ser a maior ameaça que poderíamos ter, a nossa língua pode ser mortal, se não crê que o mar vai se abrir, ao menos fique calado, não queira voltar de onde Ele te tirou, porque melhor é morrer experimentando a verdadeira vida, do que viver sobre a opressão da escravidão .
Deus disse: diga ao povo que marche, primeiro mandou retroceder e agora mandou marchar, discernimento de tempos só é possível através de confiança total no condutor da jornada, primeiro Ele manda retroceder pra onde não tem saída, e depois manda marchar rumo ao mar.
O final dessa história todos conhecem, o mar se abriu, o povo passou a pés enxutos e Faraó e seus cavaleiros foram tragados pelo mar.
O caminho que Deus os conduziu foi mais longo e aparentemente desfavorável, Deus não só libertou seu povo, mas como tbm aniquilou com todas as possibilidades de que o povo fosse oprimido novamente por Faraó, morreu Faraó e todo seu exército, Deus não é um deus de remendos, de jeitinhos, de quase , de mais ou menos, Ele é um Deus de soluções, mudança radical e completa.
Deus não queria melhorar a vida do povo, Ele queria trazer vida nova, no entanto a orientação foi que começassem a contar os anos a partir daquele, um novo calendário surgiu quando Deus intervém com socorro a seu povo.
O calendário do Egito é pra quem é escravo, se você é livre o calendário mudou, pare de comparar ou contar com o tempo ou com os recursos de um tempo e um lugar que não é mais pra você.
Essa narrativa bíblica de milhares de anos, é mais atual do que o jornal de amanhã, o sangue que Seu povo passou nos umbrais marcando assim a Quem eles pertenciam apontava o futuro, o Sangue de Jesus derramado na cruz trouxe livramento de morte, e nos livrou da pior delas que é a segunda morte, e quem passa pelo Sangue da Cruz, tem calendário novo, tem que deixar Faraó com seus cavaleiros no mar da antiga vida, agora você não é mais escravo , agora você pertence à um povo que tem um Pai, que abre caminho no mar, que sabe a hora de marchar e de retroceder, que se faz coluna de fogo para direcionar e aquecer durante a noite e nuvem de direção e proteção durante o dia.
Não se deixe enganar, Deus não quer melhorar sua vida Ele quer te dar vida nova, não somos mais escravos do medo, do pecado, dos abusos, nem da opressão do Egito, você tem um Pai, que sabe perfeitamente por onde te conduzir , a coluna não se afastava do povo durante a noite e a nuvem não os deixava durante o dia, Deus não deixa ninguém perdido no meio do caminho.
Não temais e permaneceis firmes, foi o que Moisés disse ao povo ao verem Faraó se aproximar e o mar diante deles como limite, não temas diante dos desafios e dos seus limites, Deus sabe até onde você é capaz de suportar, só não cogite voltar de onde Ele já te tirou.
Se por acaso você ainda está no Egito, o Sangue está acessível, a porta ainda está aberta, Deus tem calendário novo e vida nova pra você .
Deus abençoe a sua semana que possamos receber direção do alto para viver em gratidão pelo momento que o Senhor está nos permitindo viver.
Comments