Desmascarando o vilão !
- No Alvo
- 17 de mai. de 2021
- 5 min de leitura
Olá querido (a) leitor (a), seja muito bem vindo mais uma semana ao blog.
A mensagem de hoje é um alerta para um possível inimigo de grande poder destrutivo, e porque não dizer que muitos vezes é um belo e convincente mentiroso, capaz de te paralisar, sabotar, roubar as promessas que Deus lhe fez, se você quer saber o formato desse meliante, sugiro que você recorra à um espelho.
Pode parecer meio pesado para um começo de semana, mas as vezes é preciso um remédio amargo para curar.
Como todo texto do blog, quero trazer uma base bíblica :
1 Samuel 18: 6. Quando os soldados retornavam para casa, depois que Davi venceu e matou o grande filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas festivas e instrumentos de três cordas. 7. E as mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares!” 8. Então Saul se indignou e ficou muito irritado ao ouvir esse refrão, e exclamou: “Ora, a Davi atribuíram a morte de dezenas de milhares, mas a mim somente milhares. A continuar assim, só lhe faltará conquistar o meu reino!” 9. E desse dia em diante, Saul começou a nutrir um forte sentimento de inveja de Davi.
Após a fala das mulheres comparando Saul a Davi, ele se esqueceu de quem era, ele era o rei, mas ficou obstinado a perseguir Davi, porque criou em sua mente uma ameaça, um inimigo, ficou com tanto medo de perder o trono que deixou de reinar para perseguir, de Rei passou a ser perseguidor, sem se dar conta que seu maior inimigo era ele mesmo, Davi por sua vez tinha mais zelo e apreço pela autoridade que Saul representava do que o próprio Saul.
As mentiras que o inimigo quer que a gente acredite serve exatamente para nos roubar o hoje e nos impedir de viver o que Deus já nos entregou.
Tudo que Saul conseguia ver era uma ameaça imaginária, para ele Davi usaria sua popularidade para lhe tomar o trono, trono que Deus já tinha dito que tiraria de suas mãos, Saul desejava matar Davi porque Davi era o que ele não era mais .... um escolhido, um ungido, alguém que era guiado por Deus. Deus não “desescolheu”, Saul, foi Saul que escolheu andar segundo seu próprio conselho.
Saul passou aproximadamente 10 anos perseguindo Davi, e Davi mesmo tendo oportunidade de matar Saul não o fez, e ainda sim Saul não enxergava que o inimigo que ele tanto perseguia só existia na sua cabeça, o maior sabotador de seu reinado era ele mesmo.
Saul deixou de viver o que era (Rei) , com medo de deixar de ser, pode parecer confuso isso, porém não é nada diferente do que vivemos nos dias atuais, quantos estão adoecendo não por doenças de fato, mas pelo medo de adoecer, ou tem deixado de desfrutar de seus recursos, com receio que esses se acabem, outros que intoxicam os relacionamentos sufocando a família “matam” seus e filhos cônjuges (com palavras de acusações e desconfianças) com medo de perdê-los, muitos tem deixado de viver pelo medo de morrer ...
Saul foi rejeitado por Deus, porque era insubordinado e desobediente, e não pela sua performance na guerra, ele perdeu o trono porque não honrava a Deus, porque não tinha um coração ensinavel.
Saul acreditou em todas as mentiras que sua mente lhe contou, mesmo sendo confrontado com a verdade, como foi por Samuel, quando ele pela segunda vez fez o que Deus não mandou fazer, Saul quis se esquivar da responsabilidade, tornar lícito o que era ilícito, os despojos que não era para pegar, pegou e depois ainda deu a desculpa que era para ofertar ao Senhor, mentiu para o profeta como mentia para si mesmo.
Saul acreditava que o problema era sempre o outro, foi o povo que pegou os despojos, foi Samuel que demorou demais para chegar para sacrificar, era Davi que estava se destacando demais ... .
Entende que sempre acharemos um culpado para nossas fugas, para nossas debilidades, para nossa reclamação e até para nossa desobediência, se em momento algum desejarmos sondar nosso coração para ver qual é a real motivação ... será que faz sentido as nossas verdades e os nossos medos ?!
Até quando Saul recebe a notícia que o Senhor o havia rejeitado, pede para que Samuel ande ao lado dele para fingir, para que parecesse que ele ainda era um escolhido de Deus.
As mentiras de Saul para ele mesmo foram tão profundas, que a aparência era mais importante do que a verdade, ele deixou de enxergar o que realmente era para se preocupar com o que ele achava que os outros iam ver.
Quantas mentiras podemos estar contando para nós mesmos, muitas vezes até com a desculpa que é para fazer melhor para Deus, dominados pelas vozes da nossa mente do nosso achismo, podemos estar ignorando a voz de Deus...
Quantos tem aceitado uma vida de frustração no casamento, na paternidade, nas finanças, por causa de uma rejeição, por causa de uma abandono, de um erro, e seguem achando que é melhor parecer que está tudo certo, é assim mesmo ! ... o problema que é os casamentos na minha família não vão para frente, o problema é que meu pai me abandonou, o problema é que ninguém tem sorte aqui em casa, o problema é isso ou aquilo...
O maior problema de Saul, é que ele escutava mais a si mesmo do que a direção do Senhor e o coração do homem é enganoso... A mente de Saul ficou tão deslumbrada e envaidecida pelo trono, que ele se esqueceu de Quem o colocou lá, passou agir por suas próprias forças e convicções, passou a ver o trono com mais importância do que a obediência a Deus.
O maior perigo dos sofismas que são as mentiras que acreditamos e aceitamos como verdade ao decorrer da vida, é que elas podem não só estar roubando nosso hoje, comprometendo nosso propósito, nossas ferramentas, mas também podem estar enfraquecendo nossa fé, nosso relacionamento com o Senhor.
Marta acreditava que era melhor servir, Jesus disse a ela que a melhor parte era sentar e ouvir o que Ele tinha a ensinar.
A desobediência como aconteceu com Saul pode ser o desfecho de uma série de mentiras que começam com o viver na autossuficiência, na lógica da nossa ótica, na incredulidade e terminar na dureza do nosso coração.
Antes que o nosso coração endureça, antes que tomemos como verdade que não tem mais jeito, antes que a mentira que Deus não se importa venha permear nossos pensamentos, que possamos calar todas as vozes da nossa mente barulhenta que nos pega de assalto quando uma notícia chega, quando as coisas fogem do nosso planejado, quando parece que está demorando demais e que possamos declarar a palavra da verdade Sl 46 : 10 Diz ... aquietai vos e sabei que Eu sou Deus ...aquieta te, Ele continua sendo bom, Ele continua sendo Deus !
Não perca tempo em achar o culpado, se for preciso desmascare o vilão que anda morando dentro de você, pode ser o procrastinador, o autossuficiente, o rancoroso, o orgulhoso, o invejoso ou até mesmo o incrédulo, mas não permita que ele roube o que Deus tem para você.
Uma semana maravilhosa de silêncio para as nossas verdades e ouvidos atentos para Aquele que é O Caminho A Verdade e a Vida !
Mensagem verdadeira, forte e edificante! Realmente, os pensamentos negativos são destrutivos quando as emoções, que estão em desordem, são acionadas na mente. A inteligência emocional é percebida não na ação, mas na reação. Nisso Saul se revelou imaturo e frágil emocionalmente. Obrigada por compartilhar este texto de sabedoria e amor! Forte abraço! Wanessa Tanigawa 🌷