top of page

Desculpe me os transtornos estou em obras !

  • No Alvo
  • 21 de jun. de 2021
  • 5 min de leitura

Olá querido (a) leitor (a), seja muito bem vindo ao blog.

A mensagem de hoje como o título já deixa claro é sobre os transtornos e desconfortos que obras, reformas ou mudanças causam.

Acredito que todos já passaram pela experiência de reformas, independente da magnitude, seja uma reforma para um pequeno reparo ou uma grande reforma de transformação completa de layout ou estrutura, independente do que já foi reformado ou transformado na sua casa, certamente lhe custou algo, primeiro financeiramente porque reformas e construções custam caro, e o preço sempre será proporcional ao tamanho e ao trabalho que vai dar para fazer no que precisa ser modificado, custa tempo, porque de acordo com tamanho da obra pode durar meses e até anos, emocionalmente também nos custa, porque cá entre nós, principalmente para nós mulheres é muito difícil reformar com a gente morando dentro do imóvel, ter que lidar com a sujeira, fora a bagunça, sem contar que pode danificar a mobília, mas superamos facilmente porque estamos com a expectativa e a visão no resultado.

Quando iniciamos uma obra ou ao menos vislumbramos um projeto, nossa mente já imagina o resultado final, suportamos todo o processo porque sabemos que vai valer a pena.

É empolgante começar a obra que planejamos, fazemos o orçamento, nos preparamos, criamos as expectativas do resultado, seja por nos trazer mais conforto, beleza ou praticidade, em contra partida é extremamente frustrante quando no meio da obra as coisas começam a sair fora do planejado e se percebe que uma grande parte do orçamento vai ser consumida por problemas que nem sabíamos ou simplesmente fingiamos que eles não existiam, porque não eram aparentes, e de repente o que se planejou em paisagismo teve que ser destinado na fundação, no sistema hidráulico ou elétrico. Esses imprevistos nos obrigam a decisões de prioridades, que para sermos honestos não é fácil, neste momento se faz o que precisa ser feito e não o que se gostaria de fazer, trata se de uma questão de lógica, do que adiantaria uma linda casa se ela correr o risco de cair, ou um lindo banheiro se ele não puder ser usado, ou até um lustre maravilho se ao acender as luzes pode se incendiar a casa toda.

E se os planos e o orçamento não estão preparados para esses imprevistos, é necessário alguns sacrifícios, é o piso de porcelanato que as vezes vai ter que ser substituido, ou aquele acabamento maravilhoso de gesso que ia dar aquele destaque na casa, e para quem já passou por isso sabe que ou se adequa ao orçamento diante das novas realidades ou se estoura o orçamento e se paga o preço por isso.

As vezes a necessidade de parecer pronto, perfeito, concluído, pode nos levar a assumir o risco de um endividamento que custe até a própria casa, o que não faz sentido neh, tantos planos, expectativas, sacrifícios para que tudo fique perfeito para depois perder...

A reforma da casa dessa ilustração aplica se para falar de nós, somos muitas vezes essa casa, que só desejávamos fazer um pequeno reparo, ou uma reforma para que ela pareça linda por fora, mas quando chove está cheia de goteiras porque o telhado está todo comprometido, parece firme, mas o alicerce está inadequado para o tamanho da construção, as paredes com drywall escondem a ausência de colunas que dão o suporte para o piso superior.

Estamos todos precisando de reparos ...

Reformas faz barulho, incomoda os vizinhos e a nós mesmos, assim como a reforma de uma casa antiga com defeitos antigos, construida sem a instrução nem materiais adequados geram custos enormes, e na maioria das vezes as coisas que mais custam, são as que ninguém vai ver, porém é o que vai tornar mais agradável e seguro estar ali, assim somos nós, quando entendemos que precisamos ser refeitos, reformas tiram coisas de lugares que não queríamos mexer, nos obriga a jogar fora todo o entulho daquilo que não pode fazer parte da nova construção.

Reforma pode causar dor, porque em meio aos escombros ou durante as marteladas muito provável que a resistência de algo que precisa ser arrancado nos machuque, ou machuque alguém.

E embora se saiba de tudo isso, nossas narrativas na maioria das vezes é de como a construção tem nos causado desconforto, o quanto a obra tem exigido renúncias, o quanto as marteladas tem doído e algumas enquanto se removia os entulhos até sangrou, que está demorando mais do que o previsto e nesse processo me esqueço de dizer ao meu vizinho: me desculpe porque tenho feito tanto barulho, me perdoe pela sujeira que fiz na sua calçada, não foi intencional, mas enquanto arrancava coisas da minha construção acabei ferindo a sua.

Estamos todos passando por um grande processo de reforma durante este tempo, o que nos difere nesse processo é como temos lidado com toda essa transformação e a quem temos confiado a obra, quem é o autor e executor do seu projeto?

Muitos estão tentando se reconstruir por conta própria, na ânsia de parecer concluído o quanto antes, lançam seus escombros por cima dos muros, não obedecendo normas nem princípios da construção, querendo colocar telhados antes de construir paredes, destruindo as construções ao redor tudo por uma " boa causa".

A verdade é que todo mundo está em busca respostas de como deve ser essa reforma, como seria essa reconstrução da humanidade, a resposta já está escrita em


Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus...

Não é no padrão dessa agenda que bem conhecemos, não é no projeto do príncipe desse século, o preço dessa grande obra já foi pago com sangue na Cruz, a dívida já foi paga, não vai haver falta de nada no projeto, inclusive não vai faltar marteladas, nem entulhos para se jogar fora, o autor não será pego de surpresa, Ele já viu o projeto pronto, Ele já conhece cada defeito a ser consertado, e o quanto a estrutura suporta, o único sacrifício que nos cabe é o de se decidir a fazer o precisa ser feito e suportar o processo, se sujeitar ao layout e a estrutura que o autor do projeto deseja, e enquanto não ficamos prontos ... desculpe nos o transtorno estamos em obras.


Uma semana maravilhosa, de dependência e entrega ao Autor do projeto, os planos Dele são infinitamente maiores e melhores que os nossos, Ele já viu a obra concluída e o preço já foi pago.

Deus abençoe a sua semana.


PS. Semana passada não houve mensagem no blog, me desculpe o transtorno, mas é que eu também estou em obras...

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Alegria e paz, São possíveis ?

Em tempos tão conturbados, parece uma utopia falar de paz, com tantas responsabilidades, demandas, obrigações, cobranças, cansaço, exaustão, a alegria parece ser um artigo de luxo, um item supérfluo.

 
 
 
E quando Deus diz não?!

Olá queridos leitores, sejam muito bem vindos a mais uma segunda feira aqui no blog, é muito bom ter vocês aqui. Hoje vou falar de algo...

 
 
 
Expectativas !

Olá querido leitor (a) a quanto tempo nós não nos falamos neh ?! Eu já estava com saudades de escrever aqui, hoje vamos matar essa...

 
 
 

2 comentários


cmbs22
29 de jun. de 2021

Desculpem o transtorno eu também estou em obras,maravilhosa mensagem

Curtir

tais_mendes92
22 de jun. de 2021

😇

Curtir
Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 by UMA PALAVRA DE VIDA PRA VOCÊ. Proudly created with Wix.com

bottom of page