Contentamento !
- No Alvo
- 19 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
Olá queridos leitores, sejam muito bem vindos mais uma semana ao blog.
Hoje quero falar de contentamento, você é uma pessoa satisfeita? Você consegue ser feliz e ter paz com a sua situação atual ?
Claro que não estou falando de comodismo, paramos de viver quando deixamos de sonhar ... fomos criados para descobrir, avançar, inovar, aperfeiçoar, facilitar a nossa maneira de viver.
O contentamento que quero abordar no texto é sobre encontrar satisfação e felicidade mesmo quando as circunstâncias forem desfavoráveis, temos a tendência de misturar as coisas, um descontentamento com uma situação não é descontentamento com a vida.
É preciso lembrar essa diferença nesses dias, nesse tempo de emoções tão intensas e confusas, saber diferenciar entre um dia ruim, e ter a clareza que um momento ruim não é uma vida ruim, se certificar disso pode ser decisivo entre permanecer e desistir.
A busca incessante pela plenitude em tudo, pode nos impedir de desfrutar daquilo já somos plenos.
Assim como na impressão de um eletrocardiograma o equilíbrio ou a saúde do coração é vista pelo risquinho no alto e no baixo, essa ilustração resume nossa vida, quando na leitura de um batimento cardíaco aparece uma linha reta e constante significa que já não há mais batimentos e por consequência não há vida, de maneira cruel e irreal somos tentados todos os dias a padrões e a uma busca frenética para se ter uma linha reta constante, o que tem levado muitos a morte.
A morte de sonhos, emoções, da fé, de famílias, e inclusive a morte literal ao desistir da vida por dar espaço ao descontentamento e a insatisfação constante deixamos de viver, de encontrar alegria e contentamento em coisas reais para viver a expectativa da plenitude imaginária.
Você já percebeu que algumas pessoas que vivem em extrema escassez parecem ser mais alegres e felizes do que pessoas que tem de tudo ?! Isso porque plenitude, alegria e satisfação não tem haver com o muito ou pouco, mas como nos comportamos diante da fartura ou escassez revelam qual filtro e qual a motivação esta nos dominando.
Exemplificando isso, é como você tirar uma foto linda com sua família durante as férias em uma praia do nordeste e isso lhe trazer muita alegria, satisfação, gratidão, mas ao olhar o feed do seu Instagram e ver fotos de algum conhecido nas Maldivas, aquela experiência que até o momento parecia tão maravilhosa de repente parece não ser tão boa assim, ou quando se esta super animado com os resultados da reeducação alimentar e graças a ela já se foram 4 ou 5kg, mas a satisfação vai embora quando a comparação de quem perdeu 15kg chega ou até mesmo ao olhar para os 10kg que ainda faltam, e quando se dá conta o que era para ser comemorado com satisfação se tornou uma grande frustração, porque estamos desaprendendo a comemorar, menosprezando os nossos "poucos" para super valorizar o "muito" do outro.
A alegria da cozinha nova vai embora quando o foco se torna a sala que ainda precisa ser repaginada...e assim nunca nos contentamos ou estamos satisfeitos.
Somos expostos a esses filtros de contentamento diariamente, o aumento no salário de 500,00 é ótimo desde que o colega não tenha tido 550,00 !
Nosso constante descontentamento reflete nossas comparações e onde esta nossa fonte de alegria e satisfação, enquanto nossa alegria e satisfação estiver exclusivamente ligada aos fatores comparativos externos e naturais, seremos apenas mais um insatisfeito e frustrado na multidão, acreditando que a vida é mais dura e injusta conosco.
No texto de Filipenses 4:13
tudo posso naquele que me fortalece ...
Esse texto não está se referindo em ter tudo que eu quiser, plenitude não é não ter nenhuma dificuldade ou contrariedade, pelo contrário vemos nos versos 11 e 12 o apóstolo Paulo falando sobre contentamento independente das circunstâncias.
.... Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como escassez...
A fonte de contentando do apóstolo Paulo era o Senhor , sua satisfação estava em que a vontade de Deus fosse cumprida em sua vida.
Podemos suportar todas as coisas naquele que nos fortalece, podemos encontrar contentamento em todas as estações da nossa vida, desde de que nossa fonte seja Ele, vai fazer sentido buscar melhoria constante desde que o modelo a ser buscado seja Ele, podemos nos inspirar em pessoas, mas ao único que somos convocados a ser imitadores é de Cristo.
Meu desejo com esse texto é para que eu e você possamos parar de nos torturar com ideais imaginários, e para que corações aflitos e angustiados encontrem paz, não a paz vendida nos filmes, nas fotos editadas, nas vidas "perfeitas ", mas a verdadeira paz, como está escrito em Filipenses 4:7.
... E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus...
Se você tem vivido dias de aflição e descontentamento, onde não importa o sol lá fora porque dentro de você o dia nunca deixa de ser nublado, eu te convido a um encontro com o Sol da justiça, no Senhor não há falta de nada, Nele há abundância de alegria, Nele há paz e refrigério para sua alma e embora seja o Criador do Universo, Rei dos Reis, Senhor dos senhores, Ele é acessível e atende quando clamamos ABBA, o paizinho nos ouve, nos entende e se importa.
Uma semana de vitória, contentamento e satisfação, naquele que nos fortalece em todas as circunstâncias.
Deus abençoe a sua semana 🙏.
Comentários